legiflow

Ver. Dr Odarlone Orente (PT)

Biografia:  

SOBRE DR. ODARLONE ORENTE
 
Médico de Família e Comunidade na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.


Pai do Benjamim, Joseph e Aísha, marido da Angélica. É uma pessoa leal, responsável, trabalhadora e ética.
O sonho de ser médico parecia distante para o menino nascido no dia 22 de abril de 1980, aniversário do descobrimento do Brasil, no Hospital Evangélico, em Londrina. 


Aos sete anos, a violência levou seu pai, sr. Orente, policial militar morto em serviço. A mãe, d. Ilda, se desdobrou para que as duas filhas e o filho seguissem os melhores caminhos.


Líder por natureza e com uma grande vontade de unir pessoas, em 1990, ainda morando no conjunto Aquiles Stenghell, Odarlone funda o Clube e Amigos (C e A), para lerem revistas em quadrinhos e jogar futebol de botão. O grupo passa a contar com o apoio de um adulto e passa a chamar-se União das Crianças e Adolescentes do Aquile e movimenta a vida da comunidade. Por meio da iniciação esportiva, estímulo à leitura, participação em gincanas de diversas igrejas católicas, o grupo foi evoluindo e assumiu a responsabilidade pela organização da festa junina da comunidade do Aquiles Stenghell.


Entre os 12 e 14 anos foi aprendiz de funileiro e, nos fins de semana, vendia pastel na feira da avenida Saul Elkind. Foi guarda mirim, menor-aprendiz na Embrapa e, depois, na Hidromar e Tour Company Turismo. 


Já 1994, entra para a Igreja Missionária, onde foi convidado para ministrar cultos em outras igrejas da região. Entre 18 e 20 anos,foi taxista.
Fez Magistério e iniciou a militância política no movimento estudantil, liderando grandes manifestações, inclusive conseguindo a redução da taxa do vestibular de 1997.


Odarlone fez parte da direção municipal da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas (ULES) e da direção estadual da União Paranaense dos Estudantes Secundarista (UPES). Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores

Cuba e a Medicina
Odarlone recebe o convite da Central de Movimentos Populares (CMP): estudar na Escola Latino-Americana de Medicina em Havana, Cuba. Em fevereiro de 2001, com 20 anos, Odarlone desembarcou em Havana. Já no primeiro semestre, devido à sua capacidade de liderança, é escolhido por cerca de 60 colegas como representante da delegação brasileira, posto no qual permaneceria até seu último dia de aula em Cuba.


Neste mesmo ano, é convidado pelo governo cubano para participar do Encontro Mundial da Juventude e dos Estudantes, na Argélia. Em 2003, participou de evento da juventude progressista em Caracas, na Venezuela. Já nas enfermarias, se destacava pelo seus valores humanos e qualidade técnica, tendo concluído cada período sem nenhum percalço. Fidel Castro fez questão de falar da importância do papel dos médicos ao tratar as pessoas com respeito e dignidade.


No final de 2007, conclui o curso e retorna ao Brasil. Em 2009, com a revalidação na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, tem seu diploma homologado e pode exercer legalmente a profissão no Brasil.


Em 2010, inicia sua residência médica em Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Fortaleza. Aprovado em concurso público na Prefeitura de Apucarana, em 2012, passa a atuar como médico e como médico regulador do SAMU, onde atuou por quase 10 anos.


Na pandemia de Covid-19 estava na linha de frente e, em 2023, como gestor público da Atenção Primária de Apucarana/PR pode ajudar a ampliar as formas de participação democrática no desenvolvimento das políticas públicas de saúde, consultando a gestão municipal, servidores e população, para mais qualidade dos serviços. O ano de 2024 trouxe o desafio do combate à dengue e a luta pela preservação de vidas ameaçadas pelo mosquito Aedes aegypti, como um dos responsáveis pelo centro de atendimento contra dengue (CAD) no Lagoão que foi referência nacional.


Na política, foi presidente do Partido dos Trabalhadores e candidato a prefeito de Londrina, em 2016; e a vereador em Apucarana, em 2020, com 787 votos. Nas eleições de 2024, Dr. Odarlone Orente foi o candidato a vereador mais votado em Apucarana, com 2.407 votos.


Com isso, o dr. Odarlone Orente pode enfim tomar posse na cadeira de vereador da Câmara Municipal de Apucarana, em que se compromete a conduzir um mandato democrático, transparente e participativo.

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver. Dr Odarlone Orente (PT)

PL 106/2025 - Dispõe sobre a proibição da produção, gravação e divulgação de conteúdos que promovam a adultização, exploração sexual ou sensualização de crianças e adolescentes no âmbito do Município de Apucarana, estabelece penalidades e cria o Programa Municipal de Proteção à Infância na Internet, e dá outras providências. Ver. Dr Odarlone Orente PL 087/2025 - Dispõe sobre as diretrizes da Política Municipal do “Cartão Material Escolar – CME”, destinado à aquisição de material escolar pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Apucarana, e dá outras providências. Ver. Adan Lenharo, Ver. Dr Odarlone Orente, Ver.ª Eliana Rocha, Ver. Gabriel Caldeira, Ver. Guilherme Livoti, Ver. Luciano Facchiano, Ver. Moisés Tavares, Ver. Sidnei Oliveira, Ver. Tiago Cordeiro e Ver. Wellington Gentil PR 032/2025 - Cria a Procuradoria Especial da Defesa dos Direitos da Juventude no âmbito da Câmara Municipal de Apucarana e dá outras providências. Ver. Dr Odarlone Orente REQ 120/2025 - Solicita informações ao Poder Executivo Municipal e à SEGTRAN (Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil) sobre a existência de estudo referente à quantidade de cadeirantes que utilizam o transporte público da cidade, bem como se foram observados critérios de acessibilidade na recente reforma do Terminal Urbano. Ver. Dr Odarlone Orente REQ 112/2025 - Pedido de informações ao Executivo Municipal e a SEMA - Secretaria do Meio Ambiente, quanto à emissão de resíduos (provável farelo e casca de milho) nos núcleos habitacionais Osmar Guaraci Freire e Papa João Paulo I e demais bairros nas adjacências. Ver. Dr Odarlone Orente
Ver as 21 Proposições de Ver. Dr Odarlone Orente (PT)